top of page

RELIGIÃO

      A religião predominante naquela época na Alemanha era o protestantismo, uma das três principais divisões do cristianismo, junto com o catolicismo e a ortodoxia, sendo a segunda maior com números de adeptos e a última a ser criada. Tem sua origem com a reforma protestante. Eles enfatizam o sacerdócio de todos os crentes, a justificação pela fé em vez das boas obras e a autoridade da Bíblia sozinha (e não com a tradição sagrada) na fé e na moral.

        A religião de Carl Gauss era o luteranismo, um ramo do cristianismo protestante. Ele se baseia nas ideias de um homem chamado Martinho Lutero, que viveu na Alemanha no século XV.

LUTERANISMO

Luteranismo.png

   

 

    O luteranismo é um dos principais segmentos cristãos do mundo, com aproximadamente 85 milhões de fiéis, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católicoreformador e teólogo alemão. Surgiu a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica, até então a única Igreja cristã existente no ocidente, o que originou a Reforma Protestante. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses, que foram divulgadas nos territórios de língua alemã do Sacro Império Romano-Germânico criticando algumas práticas da Igreja Católica, contrariando as autoridades governamentais e eclesiásticas da época.

          A divisão entre os católicos romanos e os luteranos aconteceu em 1521 com a Dieta de Worms, onde Lutero e todos seus seguidores foram oficialmente excomungados pela Igreja Católica. A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero acreditava através do princípio de que "a salvação vem somente pela graçasomente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".

bottom of page